;

Deixem um comentário de agradecimento após baixar, Não custa nada pessoal

Acesse a COmunidade De Luto..



;

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Google Analytics - Conheça os visitantes do seu site

O Google Analytics é um serviço gratuito do Google que permite analisar detalhadamente as estatísticas de visitas ao seu site. De onde vem os visitantes? Quanto tempo eles permanecem no site? Que palavras são utilizadas para chegar ao seu site? Que páginas são mais visitadas? Veja como é simples começar a usar o Google Analytics em seu site.

Cadastro no Serviço

Solicite o cadastro no Google Analytics neste endereço: http://www.google.com/analytics/

Será necessário fazer a inclusão de um pequeno script em TODAS as páginas do site para que as estatísticas funcionem. O princípio é simples: A cada página visitada é enviada uma informação ao Google Analytics que consolida todas as informações em relatórios estatísticos.

Tela principal

A tela principal do Google Analytics é o Dashboard, onde temos a visão geral de visitas ao site em um período de tempo, as principais origens de visitas (Sites de busca, indicação em outros sites ou visitas diretas), as páginas mais visitas e a distribuição geográfica dos visitantes. Veja um exemplo do período de 17/abril/2007 a 17/maio/2007.

Image

  • Visits - Número de visitas no período
  • Pages/Visit - Média de páginas visitadas por visita
  • Bounce Rate - Taxa de visitantes que saem do site sem clicar em nenhum link. O ideal é que seja baixa, pois se indicar 100% indica que o visitante não teve nenhum interesse em navegar no site.
  • Pageviews - Total de páginas visitasdas
  • Avg. Time on Site - Tempo médio no site. Este é um indicador importante, pois mostra o grau de interesse no conteúdo do site.
  • New Visits - Novos visitantes. O ideal é ter um equilíbrio que dependerá de cada site. 100% de novos visitantes mostra que as pessoas não voltam ao site. 0% de novos visitantes indica que o site está mal divulgado e as pessoas não indicam para ninguém.

Traffic Source Overview

O bacana da interface do Google Analytics é que você pode clicar em praticamente TODO número a partir do Dashboard para visualizar um relatório mais detalhado. Veja por exemplo quando clicamos em Traffic Source Overview que mostra de onde vêm os visitantes.

Image

  • Search engines - Sites de busca
  • Referring sites - Links em outros sites
  • Direct traffic - Tráfego direto, ou seja, digitação direta do site.

Os relatórios acima são do site www.mrchocolate.com.br. Note que há um bom equilíbrio entre as diversas origens das visitas.

Image

Keywords (Palavras-chave)

As palavras mais pesquisadas são: fonte de chocolate (150 visitas) e cascata de chocolate (79 visitas)

Sources (Origem)

Note que existe um site: fontedechocolate.com.br (referral) que gerou 277 visitas. Este domínio é um redirecionamento para o site da Mr. Chocolate. Isso mostra a importância de ter um domínio relacionado ao segmento de negócios.

Content Overview

Image

  • Top content - Páginas mais visitadas.
  • Navigation analysis - Fluxo de navegação realizado no site.
  • Landing pages optimation - Landing pages são as páginas de chegada ao site. É possível saber que páginas atraem mais visitantes por sites de busca e palavras-chave.
  • Click Pattern - Mostra a Home Page do site com a visualização dos cliques efetuados em cada link.

Conclusão

Este artigo será atualizado, porém já podemos concluir que com o Google Analytics é possível saber o retorno que seu site está trazendo efetivamente, e com isso, planejar com informações REAIS e não com a INTUIÇÃO.

0 comentários:

Postar um comentário

;

  ©Template by Dicas Blogger.

  

Web Analytics