Google Analytics - Conheça os visitantes do seu site
Cadastro no Serviço
Solicite o cadastro no Google Analytics neste endereço: http://www.google.com/analytics/
Será necessário fazer a inclusão de um pequeno script em TODAS as páginas do site para que as estatísticas funcionem. O princípio é simples: A cada página visitada é enviada uma informação ao Google Analytics que consolida todas as informações em relatórios estatísticos.
Tela principal
A tela principal do Google Analytics é o Dashboard, onde temos a visão geral de visitas ao site em um período de tempo, as principais origens de visitas (Sites de busca, indicação em outros sites ou visitas diretas), as páginas mais visitas e a distribuição geográfica dos visitantes. Veja um exemplo do período de 17/abril/2007 a 17/maio/2007.
- Visits - Número de visitas no período
- Pages/Visit - Média de páginas visitadas por visita
- Bounce Rate - Taxa de visitantes que saem do site sem clicar em nenhum link. O ideal é que seja baixa, pois se indicar 100% indica que o visitante não teve nenhum interesse em navegar no site.
- Pageviews - Total de páginas visitasdas
- Avg. Time on Site - Tempo médio no site. Este é um indicador importante, pois mostra o grau de interesse no conteúdo do site.
- New Visits - Novos visitantes. O ideal é ter um equilíbrio que dependerá de cada site. 100% de novos visitantes mostra que as pessoas não voltam ao site. 0% de novos visitantes indica que o site está mal divulgado e as pessoas não indicam para ninguém.
Traffic Source Overview
O bacana da interface do Google Analytics é que você pode clicar em praticamente TODO número a partir do Dashboard para visualizar um relatório mais detalhado. Veja por exemplo quando clicamos em Traffic Source Overview que mostra de onde vêm os visitantes.
- Search engines - Sites de busca
- Referring sites - Links em outros sites
- Direct traffic - Tráfego direto, ou seja, digitação direta do site.
Os relatórios acima são do site www.mrchocolate.com.br. Note que há um bom equilíbrio entre as diversas origens das visitas.
Keywords (Palavras-chave)
As palavras mais pesquisadas são: fonte de chocolate (150 visitas) e cascata de chocolate (79 visitas)
Sources (Origem)
Note que existe um site: fontedechocolate.com.br (referral) que gerou 277 visitas. Este domínio é um redirecionamento para o site da Mr. Chocolate. Isso mostra a importância de ter um domínio relacionado ao segmento de negócios.
Content Overview
- Top content - Páginas mais visitadas.
- Navigation analysis - Fluxo de navegação realizado no site.
- Landing pages optimation - Landing pages são as páginas de chegada ao site. É possível saber que páginas atraem mais visitantes por sites de busca e palavras-chave.
- Click Pattern - Mostra a Home Page do site com a visualização dos cliques efetuados em cada link.
Conclusão
Este artigo será atualizado, porém já podemos concluir que com o Google Analytics é possível saber o retorno que seu site está trazendo efetivamente, e com isso, planejar com informações REAIS e não com a INTUIÇÃO.
Postar um comentário