;

Deixem um comentário de agradecimento após baixar, Não custa nada pessoal

Acesse a COmunidade De Luto..



;

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tudo o que você precisa saber sobre a TV digital no Brasil

Nesta seção você vai encontrar tudo sobre a Tv digital terrestre no Brasil e no mundo, assim como vários guias falando sobre Tv digital, a tecnologia que revolucionou o jeito que você vê a televisão, dicas de como receber o melhor dessa tecnologia em sua casa, tutoriais sobre HDTV, interatividade, mobilidade e muito mais sobre a transição do sinal analógico para o digital.

A Tv digital brasiliera - Conheça todos os detalhes sobre o padrão de tv digital terrestre adotado pelo Brasil, descubra também como é que funciona o sinal digital.
Equipamentos para tv digital - Tutorial falando sobre os aparelhos que você deverá ter para começar receber o sinal digital HDTV em sua casa .
Sinal da tv digital na sua cidade - Dicas para você saber se a sua região dispõem de transmissões de televisão no formato digital e como receber esse sinal .
Antena adquada para o sinal digital - Você aprenderá aqui qual é antena mais adequada para recepção do sinal digital e como fazer a sua instalação correta para obter o melhor resultado.
Escolhendo o conversor digital - Dicas para você escolher o conversor (receptor, set-top-box) digital mais adequado para receber o sinal digital em sua Tv analógica ou digital.
A hora de instalar o conversor - Veja como instalar o seu conversor de tv digital corretamente, dicas de configuração do seu aparelho.
As primeiras impressões - Experienciando as primeiras impressões do sinal digital, analisando a qualidade da imagem.
O aparelho de televisão ideal - Veja essas dicas antes de comprar o seu novo aparelho de Televisão, análise de Tvs de Plasma, LCD, e HDTV full e ready.
Widescreen - Veja uma análise desta nova resolução (16:9) na TV digital terrestre no Brasil que antigamente somente era utilizado nos cinemas.
A Tv interativa - Saiba como será possível haver interatividade na Televisão digital, serviços possíveis com a televisão interativa.
A Tv digital gratuita por satélite - Veja como receber sinais de Tv digitais em HDTV com a sua antena parabólica, aparelhos para a recepção de Tv por satélite.
Tv digital por assinatura - Veja como os usuários de tv paga serão afetados com a transição do sinal analógico para o digital terrestre na tv aberta, a implantação do sinal digital nas operadoras de Tvs pagas. .
A Tv digital no mundo - Veja como está sendo a transição do sinal analógico para o digital em outros países do mundo, dificuldades encontradas por alguns países.
O fim do sinal analógico - Fique sabendo quando a Tv analógica vai definitivamente se aposentar para sempre no Brasil.
A Tv Digital no seu computador - Veja uma análise das formas possíveis de assistir televisão pelo seu computador pessoal, desde sinais analógicos passando por digitais até video streaming.
Televisão e computador num mesmo aparelho - Veja como é possível usar a sua televisão como monitor do seu computador e economizar espaço em sua sala.
Canal real X Canal virtual - Saiba as diferenças entre um canal real e um canal virtual , sugestões de configurações, vantagens e muito mais.
Padrões de TV digital na América- Veja a lista dos países do continente americano que adotaram um padrão de televisão digital




Sinal digital de TV falha em 33% de São Paulo,

Quatro meses após pomposo lançamento na Grande São Paulo, a TV digital ainda é capenga. O sistema continua sem interatividade, caro e atraindo poucos interessados. E um estudo da Philips, a ser lançado nesta semana, mostra que o sinal digital das TVs abertas falha em 33% dos 103 pontos medidos pela empresa. A cobertura só é satisfatória em 2 milhões dos 5,5 milhões dos domicílios da região metropolitana.

O levantamento revela que a cobertura digital das principais redes já é semelhante à analógica. Isso quer dizer que, se a TV analógica "pega" mal onde você mora, são grandes as chances de a TV digital também falhar. Diferentemente da TV analógica, a digital não tem fantasmas e chuviscos. A imagem é nítida. Mas, se o sinal é fraco, ou a imagem "congela" na tela do televisor ou não "pega" nada.

Um dos argumentos centrais para a adoção pelo Brasil do sistema de TV digital japonês era o de que se tratava de tecnologia robusta, a melhor para uma cidade como São Paulo, repleta de barreiras (edifícios) ao sinal das TVs. Com o padrão japonês, seria possível ver TV em minitelevisores e em celulares. Dessa forma, televisores móveis e fixos não precisariam mais de antenas externas, no topo de casas e prédios, mas apenas de discretas antenas internas.

O trabalho da Philips mostra que não é bem assim. Dependendo da localização do televisor e do material usado no imóvel (paredes muito grossas, por exemplo), pode haver necessidade de antena externa a poucos quilômetros das torres das TVs. Em condomínios sem antenas externas, o telespectador, para ter bom sinal, continua "dependente" da TV paga.

Zona de sombra

Em trechos de bairros como Alphaville (Barueri, oeste da Grande São Paulo), Morumbi (zona sul), Chácara Santo Antônio (zona sul) e quase toda a região do ABC, a antena externa é obrigatória para a recepção de determinadas emissoras.

Na zona leste, há grande zona de sombra, sem sinal das TVs, no vale da avenida Jacu-Pêssego. Na zona norte, o sinal "morre" na serra da Cantareira. O Rodoanel (a oeste), a Cantareira e a Jacu-Pêssego funcionam como divisa: a partir dessas vias, a TV digital é temerária.

O encarregado de compras Luiz Nunes, 61, mora em Itaquera, no centro da zona de sombra da Jacu-Pêssego. Desde o lançamento da TV digital, ele tenta comprar um receptor da tecnologia. "Fui ao Extra e às Casas Bahia, mas nem tinham o aparelho, porque sabem que aqui "pega" mal. Nas Casas Pernambucanas, tem, mas só pega a Globo, e ainda com falhas."

Há dez emissoras com sinais digitais no ar na Grande SP. Três delas -Cultura, RIT e Mix TV- ainda estão em fase experimental. Das outras sete, o sinal da Globo é o mais regular.

A medição não encontrou o sinal da Band e o da Record, por exemplo, a poucos metros da sede da Globo, no Brooklin (zona sul). O sinal da Record estava intermitente (com interrupções) no Sumaré (zona oeste) e ausente no Campo Belo, nas redondezas do aeroporto de Congonhas (zona sul). O da Cultura não foi localizado nas proximidades da ponte do Piqueri (zona oeste), a apenas 400 metros da sede da emissora. Os sinais do SBT e da Rede TV! estavam ausentes na Saúde (zona sul).

O levantamento da Philips foi realizado no final de março. Foram usados um monitor de TV e um set-top box (receptor) da empresa e uma antena interna, a um metro e meio do chão. Os rastreamentos foram feitos dentro de carros parados.

Dos 103 pontos medidos, 16 não detectaram nenhum sinal e 18 só sintonizaram até três emissoras -a soma dá 33% do total. Em 40 locais, foram detectados no mínimo sete emissoras; em 29, de quatro a seis.

Responsável pelos testes, Ricardo Teixeira, gerente de laboratório da Philips, enfatiza que o estudo simula uma situação real, mas serve apenas para orientação. Além de antenas externas e antenas amplificadas, o usuário pode obter um bom sinal com um simples deslocamento de dois metros.

É a terceira vez, desde dezembro, que a Philips divulga suas medições -o resultado estará amanhã no site www.simplificandotvdigital.com.br. A empresa, que defendeu a adoção do padrão de TV digital europeu, diz que seu único objetivo, com o mapa, é orientar o consumidor de seus produtos.

"Treinamos distribuidores para orientarem o consumidor. Seria um desastre o consumidor devolver suas caixas [conversoras]", diz Walter Duran, diretor de tecnologia da Philips. Apesar dos problemas e da baixa penetração (estima-se em apenas 20 mil os conversores vendidos), o que levou emissoras e fabricantes a planejarem um "relançamento" da TV digital para maio, Duran elogia a introdução da tecnologia no Brasil. "Ouso dizer que foi a melhor do mundo do ponto de vista do



Descobrindo se existe o sinal digital na sua região (cidade).


O sinal digital terrestre é similar ao sinal analógico quando se trata de transmissão pelo ar, podendo sim sofrer alterações na qualidade, em lugares onde existem irregularidades geográficas, como por exemplo: montanhas, prédios, lugares baixos etc, porém muitas vezes essas irregularidades não são notadas na prática, mais a frente você vai saber o por quê disso.
A Tv digital já está presente nas principais cidades do país e até 2016(se não for adiado) chegará também nas demais cidades, entretanto o fato de uma cidade que tenha o sinal digital não significa que o sinal esteja presente na cidade inteira com a mesma qualidade ou simplesmente pode haver lugares em que o sinal não é recebido de forma alguma, principalmente em cidades grande como a grande São Paulo e outras capitais , mas geralmente as emissoras investem em transmissores mais potentes que solucionam estes problemas eficientemente.
O grande diferencial do sinal digital para o analógico é possibilidade de que o sinal digital tem como ser recuperado (corrigido) pelo conversor o que não acontece com o sinal analógico e nisto que formam os chuviscos e outras deformidades na imagem comuns com a tv analógica, isso explica o fato de que mesmo em lugares onde o sinal digital sofre irregularidades conforme mencionado acima, conseguem ter imagem perfeita na Tv, com a mesma qualidade que saiu da emissora de Tv.
Se a sua cidade já dispõe do sinal digital você poderá fazer este teste para descobrir se existe o sinal digital na sua região com os equipamentos que você tenha na sua casa.
Simplesmente faça uma análise do sinal analógico que está sendo recebido pela sua TV, se a imagem está com chuviscos na maioria dos canais, porém esta sendo possível assistir, você conseguirá o sinal digital sem problemas, agora se a caso a imagem desses canais estiverem, muito chuviscado, sem cor e com muito ruído, o sinal digital também estará muito fraco ao ponto de não ser possível ser corrigidos os erros pelo conversor e resultará na tela do seu televisor um fundo escuro com a mensagem “Sem sinal” ou “No signal”.
Depois feito isto você poderá tirar as suas conclusões antes de comprar um conversor, mas não se preocupe se este teste deu negativo, mesmo assim você ainda poderá receber o sinal da Tv digital depois que escolher uma antena adequada para a sua região, veja mais sobre isso nas próximas do páginas desse web site.consumidor."

Duran diz que os transmissores das emissoras já estão na potência máxima. Para melhorar a cobertura, na periferia, serão necessários repetidores de sinais. "A TV digital melhorou muito, mas pode ser 100%."



Dicas para você escolher o conversor digital melhor para o seu uso.



Enquanto as novas televisões não saem de fábrica com os conversores digitais embutidos será necessário a compra de um, nessa hora surgem algumas perguntas comuns , qual conversor digital que devo comprar? Será melhor comprar um conversor simples ou um sofisticado? Comprar um barato ou caro? A respostas dessas perguntas você vai ter a seguir .
A função do conversor digital é receber o sinal digital das retransmissoras de Tv e converter em sinais compreensíveis para as Tvs analógicas usadas atualmente, na hora da compra de um você terá que levar em consideração alguns aspectos básicos: as funções e recursos de cada aparelho, qualidade de imagem, sensibilidade do sintonizador, o software utilizado com pelo aparelho, preço. Nesse momento de lançamento da Tv digital terrestre não é necessário a compra de um conversor digital sofisticado, pois a tecnologia da Tv digital não está totalmente desenvolvida, ainda não se sabe ao certo como se dará a Interatividade, há possibilidades de ser pela linha telefônica, neste caso o conversor teria que ter um hardware específico para essa função, no caso da interatividade pelo ar seria necessário um segunda “canal” para enviar o sinal para as emissoras. A maioria dos aparelhos disponíveis no mercado hoje não dispõem dessas funções e não estão aptos para interatividade no futuro.
A sensibilidade do conversor digital é algo importante para ter em consideração, existem modelos de conversores que tem maior sensibilidade para receber sinais fracos e outros que não tem essa mesma possibilidade, a sensibilidade do conversor é muito importante nas regiões onde os sinais das emissoras de Tv são muito fracos. .
O preço dos conversores digital na época do lançamento do sinal da Tv digital em São Paulo foi alto, entorno de R$1000,00 custava um aparelho simples, com o passar do tempo o preço foi baixando e a tendência é continuar baixando até chegar por volta dos R$ 100,00 , R$200,00.
Sempre é importante pesquisar preços e vantagens de cada conversor antes de se decidir qual modelo é o melhor, lembre-se que o seu entretenimento e satisfação estão em jogo.

0 comentários:

Postar um comentário

;

  ©Template by Dicas Blogger.

  

Web Analytics