;

Deixem um comentário de agradecimento após baixar, Não custa nada pessoal

Acesse a COmunidade De Luto..



;

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dicas de um Website Dinâmico?

Um web site dinâmico é quando um site deixa de ser uma

mera página de exibição na internet e começa a ter funções dentro dela como: cadastro de usuários, formulários de contatos, mensagens privadas, administração de e-mails, estatísticas de acessos, facilidade de modificação e etc. A programação PhP dentro de um site apoiada pelo banco de dados Sql nos permite ter em nossos sites o que há de mais moderno na web, podendo fazer do site um programa onde tiramos imensas vantagens de sites estáticos.

HTML (linguagem de apresentação das páginas) e outros componentes. Mas não são ideais para gerenciar novos conteúdos diários. Entre as limitações mais óbvias deste modelo, podemos salientar:

* A administração do site geralmente fica atrelada a um computador específico, onde o software está instalado e configurado (senhas de FTP, licença de uso do programa, etc).
* São comuns modificações acidentais nas páginas e em seus códigos, pois o conteúdo, neste caso, está misturado com a lógica de programação. Isto pode resultar em links quebrados, problemas de formatação, alterações no design e até mesmo a indisponibilidade do site como um todo.
* Ao longo do tempo, as páginas criadas no seu site ficam “perdidas”. É difícil implementar um mecanismo de pesquisa granular e organizar as informações em seções e categorias para que possam ser facilmente encontradas. A arquitetura da informação é comprometida, bem como a experiência e satisfação do usuário final.

Fazendo uma analogia à construção civil, é como se fizéssemos um “puxadinho” sempre que quiséssemos ampliar a casa.

Em uma situação ainda mais problemática, é firmado um contrato com uma agência de design, possivelmente aquela que criou o site original, que faz a manutenção e outras alterações que você solicita. Grande parte das empresas que contratam este tipo de serviço têm queixas constantes quanto à qualidade final, primeiramente pelo custo, seguido da falta de autonomia e muitas vezes do tempo de resposta para a publicação dos novos conteúdos. Afinal, as agências têm uma série de outros clientes e novos projetos com orçamentos maiores, além de não entenderem as suas prioridades e seu negócio tão bem quanto você.

Felizmente existe uma solução para isto: um sistema de gerenciamento de conteúdo, ou em inglês, CMS - Content Management System, cujo objetivo é exatamente o de estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação.

Parece complexo, mas, sob o ponto de vista do usuário final, não é. Um CMS oferece ferramentas simples, todas acessadas através de qualquer navegador (Internet Explorer, Netscape, Firefox), que permite realizar todo o processo de gerência, desde a criação até o arquivamento do conteúdo.

É comum estar incorporado aos gerenciadores de conteúdo a possibilidade de cuidar desde a aparência do site até mesmo os menus de navegação.
Sob a ótica dos negócios

Existe uma gama de vantagens que um sistema de gerenciamento de conteúdo oferece, entre elas:

* Estruturação do processo de autoria, no qual toda a sua equipe poderá contribuir, cada um na sua área de atuação e conhecimento
* Diminuição do tempo necessário para a criação de novas páginas e atualizações das já publicadas
* Harmonia estética com o resto do site e demais conteúdos
* Melhor estruturação da navegação, mantendo a coerência com projeto inicial de arquitetura da informação
* Maior flexibilidade, para acrescentar ou editar conteúdos de forma descentralizada e em qualquer lugar, dia ou noite, dentro ou não do escritório
* Permissão granular de acesso às informações publicadas
* Maior segurança
* Gerenciamento de versão dos conteúdos
* Escalabilidade
* Diminuição dos custos de manutenção

Sistemas avançados de CMS possuem muitos recursos adicionais, como workflow (fluxo de tarefas), que permite que conteúdos sejam adicionados ao sistema, porém ainda não disponíveis aos usuários finais, até a aprovação final de um editor–chefe.

Conteúdos também podem ter data e hora de início e fim de publicação.

Em termos simples, um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (o famoso webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerenciar o seu próprio conteúdo, diluindo os custos com recursos humanos.

A habilidade necessária para trabalhar com um sistema de gerenciamento de conteúdo não vai muito além dos conhecimentos necessários para editar um texto no Word.

A boa notícia é que desde que foram criados, no final dos anos 90, os sistemas de gerenciamento de conteúdo vêm progressivamente diminuindo de preço e ampliando seus recursos. No passado já trabalhei em projetos em que apenas o licenciamento das soluções comerciais de CMS chegavam a custar dezenas de milhares de dólares. Hoje existem alternativas comerciais, e de código aberto, de excelente qualidade, e uma diversidade de soluções que permitem encontrar a solução certa para cada projeto.

Atualmente, o desenvolvimento de sites de tamanho reduzido pode ser feitos com orçamentos modestos. Obviamente, sites mais complexos têm um custo proporcionalmente mais elevado, como quase tudo na vida.

Esta breve explanação é apenas uma visão geral e introdutória às vantagens de se utilizar um sistema de gerenciamento de conteúdo. As soluções disponíveis diferem muito entre si, e o melhor a fazer é procurar empresas independentes, que já trabalharam ou avaliaram diversas soluções para encontrar o melhor sistema ao seu projeto.

0 comentários:

Postar um comentário

;

  ©Template by Dicas Blogger.

  

Web Analytics