;

Deixem um comentário de agradecimento após baixar, Não custa nada pessoal

Acesse a COmunidade De Luto..



;

sábado, 6 de junho de 2009

Congelando Hortas

Congelando Hortas

LEGUMES PREPARAÇÃO ESCALDAMENTO
ABÓBORA
Após lavar bem, descasque, retire a semente e corte em pedaços. Cozinhe até ficar macia. Também pode ser cozida no forno em temperatura alta (280º), sem descascar: Retire a polpa e elimine as sementes. Resfrie, escorra e embale.
Não é necessário escaldar
ALHO-PORÓ
Lave e escorra bem. Corte em pedaços de
10 cm.
Em água fervente por 4 minutos.
BATATA-DOCE
Se for bem fresquinha (colhida na semana), deixe curar na geladeira por três semanas.
Cozinhe com ou sem casca, inteira ou aos pedaços. Ou asse no forno. Retire quando estiver macia (espete com o garfo para verificar). Resfrie e escorra. Seque e embale.
BERINJELA
Escolha frutos de casca lisa, que estejam maduros e firmes. Não congele os maduros demais. Lave, descasque e corte em fatias de 2 cm de espessura. Para não escurecer, deixe de molho em 3 litros de água com 4 colheres (sopa) de sal. Escalde e embale intercalando as fatias com filme plástico ou papel-manteiga.
Em água fervente por 4 minutos.
BRÓCOLIS
Elimine as folhas externas e corte em buquezinhos. Deixe de molho em 3 litros de água com 4 colheres (sopa) de sal por 30 minutos. Enxágue, escalde, resfrie, escorra e embale.
No vapor por 5 minutos, com as flores viradas para cima.
CEBOLA
Para utilizar cozida (como num ensopado), escolha cebolas pequenas e maduras, despele e aqueça até ficarem com o centro quente. Escorra, resfrie, seque e embale. Para utilizar em rofagados, despele, pique e escalde.
Em água fervente por 2 minutos.
CENOURA
Corte e elimine a parte superior, escove bem sob a torneira, raspe ou despele. Se forem pequenas, deixe inteiras. Corte as grandes em rodelas ou cubinhos. erscalde, resfrie, escorra, seque e embale.
Em água fervente por 2 a 5 minutos, conforme o tamanho.
CHUCHU
Descasque, corte em pedaços e escalde. resfrie, escorra, deixe secar e embale bem.
Em água fervente por 2 minutos
COUVE-FLOR
Depois de separar em buquezinhos, deixe de molho como os brócolis. Escalde, resfrie, escorra e embale
Em 3 litros de água fervente com 3 colheres (sopa) de sal ou o suco de 1/2 limão-taiti, no caso de impedimento de se ingerir sal.
MANDIOQUINHA
(Batata-baroa)
Veja cenoura.
Em água fervente por 2 a 5 minutos conforme o tamanho.
PALMITO
Escolha os menores, bem frescos e macios. descasque, escalde, resfrie, escorra e embale inteiros ou aos pedaços. Em 3 litros de água fervente com o suco de 1/2 limão-taiti, por 4 minutos.

PIMENTÃO

Pode ser congelado cru, ou, então, escalde, resfrie, escorra e embale. Em água fervente por 2 minutos.
VAGEM
Elimine as mais duras e manchadas. Retire o fio lateral, lave bem e escalde inteiras ou em pedaços. resfrie, escorra e embale. Em água fervente por 2 minutos.
Como as Hortaliças Congeladas já estão parcialmente cozidas pelo escaldamento, seu tempo de cozimento fica reduzido. Ponha na panela (sem degelar), um mínimo de água salgue, se quiser. Tampe e cozinhe o necessário.
Para refolgar: retire do congelador ou freezer alguns minutos antes.

0 comentários:

Postar um comentário

;

  ©Template by Dicas Blogger.

  

Web Analytics